
Fundadora
O EDUCANDÁRIO FRANCISCA FERREIRA MARTINS foi um sonho concretizado da professora Maria Iracy Martins de Castro. Fundado em 1990, tendo como fonte de força sua mãe homenageada Francisca Ferreira Martins, uma mulher de muita fé em Deus e no valor do ser humano.
É fundamental que se garanta uma educação voltada para a capacidade e potencialidades humanas.
“Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.”
Edson Queiroz
Maria Iracy Martins de Castro, natural de São Gonçalo do Amarante - Ceará, nasceu em 22 de janeiro de 1950 na Praia da Taiba onde morou toda sua infância e adolescência. Filha do comerciante Francisco Procópio Martins e dona de casa Francisca Ferreira Martins, terceira filha de onze irmãos. Casou-se em 1965 com Francisco Firmino de Castro (Chico Dedé), mesmo diante de todas as dificuldades da época, em 1968 resolveram morar no distrito de Pecém, hoje conhecido internacionalmente pelo Complexo Industrial e Portuário da região.
Desde muito nova, sonhava em trabalhar e estudar para conquistar independência financeira. Mesmo casada e com o apoio do marido Chico Dedé, sempre trabalhou duro, foi feirante, comerciante entre outras atividades...
Seu primeiro emprego pelo município foi no ano de 1972 a 1984 pela secretaria de saúde, no governo Walter Ramos de Araújo. Seu sonho era ser professora, onde essa jornada começou quando concluiu o segundo grau para o magistério no Centro Educacional Professor Domingos Brasileiro no ano de 1974, e o quarto normal no colégio Luzardo Viana em 1975. Foi aprovada no vestibular pela Universidade Federal do Ceara(UFC) no ano de 1976 ingressando no curso de pedagogia. Em 1984 fez a seleção para professora do estado, onde iniciou sua jornada como funcionária pública na escola estadual Edite Alcântara Mota.
Sempre visando o crescimento profissional, em 1986 foi para Belo Horizonte concluir uma especialização em administração escolar. O tempo passava, e a vontade de crescer e vê uma educação transformadora neste município aumentava. Com o seu afastamento pelo tempo de serviço e a vinda da aposentaria do setor público, finalmente realizou o sonho de abrir sua própria escola e fazer diferente.
O Educandário Francisca Ferreira Martins, se concretizou no ano de 1990 onde iniciou-se esse projeto na garagem de sua residência juntamente com duas professoras, Antônia Célia e Antônia Lucia (Veveca) que fielmente trabalham até os dias atuais na instituição.
Me sinto realizada em contribuir na educação e formação de tantas crianças e jovens, pois, através de uma boa educação nossos jovens são capazes de explorar um futuro promissor. Certa de que minha filha, a professora Ângela Martins de Castro, sucederá essa linda missão de educar.